Meu compromisso é proporcionar o melhor atendimento possível para você. Para isso, invisto constantemente em minha formação, buscando as melhores práticas e soluções para atender às suas necessidades de forma individualizada. O seu desenvolvimento é a minha maior recompensa.
Como psicoterapeuta, atuo na compreensão e tratamento dos aspectos emocionais e comportamentais da ansiedade e da depressão, e como neuropsicopedagoga posso auxiliar no tratamento da ansiedade e da depressão através de técnicas de neurofeedback e estimulação cognitiva.
Avaliação Neuropsicopedagógica
Quando há suspeita de dificuldades de aprendizagem ou transtornos do desenvolvimento, a avaliação neuropsicopedagógica é essencial. Através dela, exploro as bases neurobiológicas da aprendizagem, os aspectos emocionais e sociais, proporcionando um entendimento profundo das particularidades de cada indivíduo. Esse conhecimento me permite oferecer um acompanhamento personalizado, com intervenções específicas para cada caso, visando superar os desafios e potencializar as habilidades do aluno.
Baixo Rendimento Acadêmico
Uma avaliação completa, que engloba tanto a perspectiva neuropsicológica quanto a psicopedagógica, é fundamental para entender as particularidades de cada aluno. Ao analisar as bases neurobiológicas da aprendizagem e os aspectos emocionais e sociais envolvidos, consigo identificar os pontos fortes e as áreas que precisam de mais desenvolvimento. Com base nesse diagnóstico preciso, elaboro um plano de intervenção individualizado e eficaz.
Dificuldades de Memória e Concentração
A abordagem neuropsicopedagógica procura entender as raízes neurobiológicas das dificuldades de memória e concentração.
Através de uma avaliação detalhada, é possível identificar as áreas do cérebro que podem estar envolvidas nesses desafios e como elas interagem com os processos de aprendizagem. Essa compreensão profunda permite um diagnóstico preciso e a criação de um plano de intervenção individualizado e eficaz.
Autismo
Muitas pessoas no espectro do autismo enfrentam dificuldades para compreender ou expressar emoções como ansiedade e frustração. Minha atuação foca em ajudá-las a identificar esses sentimentos e desenvolver estratégias para regulá-los de forma mais saudável.
Também trabalho no desenvolvimento de habilidades sociais, abordando desafios como interpretar sinais sociais, iniciar interações e manter conversas. Por meio de simulações e situações do dia a dia, essas competências são praticadas de forma estruturada, promovendo maior confiança e autonomia.
Além disso, envolvo as famílias no processo, orientando-as sobre como lidar com desafios cotidianos e reforçar as conquistas terapêuticas em casa, criando uma rede de apoio sólida e efetiva.
TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma condição abordada na neuropsicopedagogia devido às suas implicações significativas no processo de aprendizagem. A neuropsicopedagogia me ajuda a entender como esse cérebro funciona, quais são os seus pontos fortes e quais áreas precisam de mais atenção. A psicopedagogia, por sua vez, me permite conectar com o mundo emocional dessa criança. Com essa dupla visão, consigo criar um plano de estudo que canalize a hiperatividade para atividades desafiadoras e prazerosas, ajudando-a a se organizar e a alcançar seus objetivos.
Produtividade e Planejamento de Carreira
A neuropsicopedagogia pode oferecer insights valiosos para melhorar a produtividade e o planejamento de carreira.
Ao compreender os mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem, na memória e na tomada de decisões, é possível desenvolver estratégias personalizadas para otimizar o desempenho profissional e alcançar os objetivos de carreira.
Dislexia | Disortografia | Discalculia
A dislexia, a disortografia e a discalculia são transtornos específicos da aprendizagem que impactam, respectivamente, a leitura, a escrita e as habilidades matemáticas. A neuropsicopedagogia me permite explorar as bases cognitivas do aprendizado, identificando as áreas que precisam de estímulo, enquanto a psicopedagogia me conecta com o mundo emocional da criança, compreendendo como essas dificuldades afetam sua autoestima e motivação.
Com essa visão integrada, consigo construir um plano de estudo personalizado, que vai além das letras, números e regras, alcançando não apenas as habilidades acadêmicas, mas também a alma de cada criança, promovendo confiança e superação.
Estímulo Cognitvo para Alzheimer
Cada pessoa com Alzheimer apresenta um conjunto único de características, com diferentes graus de comprometimento cognitivo e necessidades específicas. O estímulo cognitivo valoriza essa individualidade, realizando uma avaliação detalhada das funções preservadas, como memória, atenção e linguagem, e das habilidades que estão em declínio.
Com base nessa avaliação, é possível desenvolver um plano de intervenção personalizado, focado em retardar a progressão dos déficits cognitivos, estimular as capacidades remanescentes e melhorar a qualidade de vida. O trabalho também envolve atividades significativas, que respeitam a história de vida e os interesses do indivíduo, promovendo não apenas a estimulação cognitiva, mas também um maior bem-estar emocional.
Reabilitação Cognitiva Pós AVC
Cada pessoa que sofre um AVC apresenta um quadro clínico único, com diferentes sequelas e necessidades. A neuropsicopedagogia valoriza essa individualidade, realizando uma avaliação detalhada das habilidades cognitivas preservadas e das funções comprometidas. Com base nessa avaliação, é possível elaborar um plano de tratamento personalizado, que contemple os objetivos e as limitações de cada indivíduo.